Violeta Genciana: Como pintei meu cabelo de roxo

Cabelo, Moda & Beleza

Quem me acompanha nas minhas Redes Sociais, seja Instagram ou Facebook, ou até mesmo quem acompanhou meus posts sobre a Bienal do Livro aqui no Blog, percebeu que apareci recentemente com as madeixas coloridas de roxo.

Como muita gente perguntou como cheguei nesse tom, resolvi contar tudo aqui nesse post, então se você quer saber como colorir os cabelos de forma rápida e barata, vem comigo!

img_7838

Primeiramente, você precisa estar com os cabelos descoloridos. A não ser que seu cabelo seja mais claro que o castanho claro, a unica coisa que vai conseguir utilizando esse método no cabelo escuro é um leve reflexo púrpura.

Importante também salientar que o tom de roxo vai depender da base de cor do seu cabelo e do tempo de pausa do produto. Pra quem quer alcançar os tons pasteis mais claros, o ideal é que os fios estejam num tom de loiro quase branco.

Existem diversos produtos entre matizadores, tonalizantes e colorações que podem ser usadas para transformar o visual, mas preferi usar uma coisinha baratinha que já tinha em casa e havia usado em outras ocasiões: a Violeta Genciana.

A Violeta Genciana, ou VG, é uma substância antisséptica e antimicótica, um corante primário usado no processo de coloração de Gram, e talvez o mais importante agente identificador de bactérias em uso na atualidade, e é também usado em hospitais para o tratamento de queimaduras sérias e outras lesões da pele e gengivas.

Fonte: Wikipédia

Mas a VG também é ótima na hora de matizar o cabelo loiro ou com mechas e tirar aquele tom amarelo oxidado que acaba aparecendo nos fios com o tempo. Além disso, quanto maior a exposição ao produto e maior concentração você usar, vai acabar conseguindo um tom de roxo bem bacana nos cabelos.

violeta-genciana-farmax-kit-c03-unidades-30ml-D_NQ_NP_745341-MLB27034605177_032018-F

O importante é sempre deixar o vidrinho aberto durante 1 ou 2 dias para que o álcool presente na substancia evapore e não danifique o seu cabelo.

Depois de tirar todo o álcool do produto, você pode colorir seus fios de 2 jeitos:

  • Dissolver na água

Esse foi o primeiro jeito que aprendi quando comecei a colorir meu cabelo com VG, mas também é o que resseca mais. Em compensação, se você quiser um tom mais escuro e vibrante de roxo, é a melhor escolha.

Encha uma bacia grande (precisa caber sua cabeça), ou balde, com mais ou menos um litro de água: você precisa conseguir mergulhar todo o seu cabelo uniformemente dentro dessa bacia, e a melhor coisa é fazer isso dentro do box do banheiro pra não cagar a casa inteira.

O VG mancha muuuuuito facil, então qualquer gota que você derrubar no chão ou na pia, ou mesmo nos dedos, vai pigmentar na hora, então muuuuuito cuidado na hora de manusear.

Geralmente não tenho uma medida exata pra acrescentar o VG na água, acabo fazendo só de olho e despejando o líquido até a água ficar bem roxa. Depois disso é só mergulhar a cabeça na bacia/balde e manter assim de 5 a 10 minutos.

O ideal é fazer uma bela hidratação depois desse procedimento, que além de ressecar bastante o cabelo, também tem outra desvantagem: aqui você não tem um controle muito grande da cor que vai pegar nos seus fios. É quase certo que vai ficar um tom roxo bem vibrante, quase radioativo, mas nunca da pra ter certeza.

  • Misturar com sua máscara de hidratação

Em uma tigela ou pote coloque uma quantidade de creme branco (aqui eu gosto de usar uma máscara de hidratação ou nutrição bem potente por meu cabelinho não ser muito agredido no processo) que dê para aplicar em toda a extensão do seu cabelo.

Com esse método você vai conseguir controlar melhor o tom de roxo que vai conseguir atingir, acrescentando aos poucos a VG. Você pode começar com 3 gotas e ir aumentando de acordo com a cor desejada.

Depois é só aplicar em toda a extensão do cabelo, e deixar agir de 10 a 40 minutos. Lembrem-se que quanto mais tempo vocês ficarem com a mistura no cabelo, mais pigmentada a cor será.

***

Dessa última vez que colori o cabelo com o roxo utilizei o método da mistura com creme, mas como desbotou muito rápido, quando retoquei preferi dissolver a VG na água e a cor ficou super vibrante e durou muito mais.

Vou deixar aqui duas fotos que comparam os dois tons que obtive:

Acima fotos do resultado com a aplicação da VG misturada na máscara de hidratação.

Acima fotos do resultado com a aplicação da VG dissolvida em água.

Notem como o tom fica muito mais vivo e vibrante quando fazemos a aplicação com a água. E obviamente o processo da mistura com o creme demora muito mais, mas em compensação resseca menos.

Então para os tons mais pasteis recomendo a misturinha com creme branco, que é onde você vai obter mais controle da cor que o cabelo vai ficar. Agora para os tons mais escuros, você pode usar qualquer um dos dois métodos, mas vai ter um resultado mais brilhante se usar a mistura com água.

Enfim pessoas, espero que as dicas desse post tenham sido uteis 😀

Depois me contem aqui nos comentários as experiências de vocês com cabelos coloridos!

6 comentários sobre “Violeta Genciana: Como pintei meu cabelo de roxo

  1. Aaaaaaaaaaaaah esse lookinhos ❤ Eu acho cabelo colorido tão lindinho nos outros, mas eu definitivamente depois de cagar muito no meu , acho que nunca mais vou querer mudar a cor natural dos meus fiozinhos…( na verdade é que queria meus fios pratas como os da minha avó e da minha mãe) possivelmente eu sou a unica pessoa que comemora quando acha um fio branco/ prata rs.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário