[2019] LEITURAS DE ABRIL

Literatura

Se eu estava achando ruim o inferno astral de março e como ele afetou as minhas leituras, vocês não imaginam o que a iminência das minhas férias e os preparativos pra minha viagem fizeram com as leituras de abril e com a minha escrita em geral.

Abril foi um mês de muita correria e piração, fui totalmente relapsa com o blog e mal abri meus arquivos de escrita. A leitura foi tão lenta que parecia um flashback de 2018. Consegui ler 2 livros nas duas primeiras semanas do mês e nas duas ultimas fiquei encalhada em “Rainha do Ar e da Escuridão”, e acreditem, ainda estou na metade desse livro, que tem quase 800 páginas e letras miúdas.

Agora, sem muito chôroro, vamos às leituras de abril:



1 ) “Uma Noite e a Vida” – Chris Melo

Virgínia é inconstante e sonhadora por natureza. Depois de largar tudo para viver como mochileira e retornar a São Paulo logo após a aventura não se desenrolar da maneira como havia imaginado, a jovem fotógrafa se conforma com uma rotina pacata e saudável e um emprego entediante, mas que paga suas contas. Ela deseja a todo custo provar aos pais (e a si mesma) que está pronta para encarar a vida adulta de forma independente e sem confusões, mesmo que isso signifique deixar seus sonhos e planos grandiosos para trás.

Caio é o típico garotão boa-praça, que sempre conquista a todos com seu charme, estilo despojado e bom papo. Apaixonado por música, festas, garotas, cigarros e muita farra, o jovem está prestes a se formar em publicidade, mas seus pensamentos escapistas o impedem de vislumbrar o futuro recheado de responsabilidades que se aproxima. E está bem assim – ele sempre acredita que está e que as portas vão sempre se abrir por onde quer que passe.

Quando o destino une a vida dos dois, Virgínia redescobre seu lado amoroso, divertido e sonhador. Caio, por outro lado, se dá conta de que nem todo o carisma do mundo é capaz de resolver alguns problemas. Entre conflitos pessoais e familiares, segredos que vêm à tona e momentos de insegurança, eles se apoiam na esperança de que a empatia seja maior do que todas as diferenças e que o sentimento que os envolve seja mais forte do que toda a realidade.

Em uma narrativa dinâmica, sensível e leve, esses dois jovens paulistanos descobrirão que crescer é mais do que contar aniversários e quitar boletos, que amadurecer dói e alivia na mesma medida, que sucesso pode, muitas vezes, ser um conceito totalmente distorcido e que amar está além do que as canções de amor são capazes de entoar.

Uma coisa que sempre digo sobre a escrita da Chris é que ela tem uma qualidade muito única: ela parece poesia em forma de prosa. Sua redação é mágica e nos leva de forma encantadora e reflexiva através da jornada de seus personagens. Ela sempre fala de amor, que se manifesta de diferentes formas em cada uma de suas histórias. Pode ser um romance épico, casual ou cotidiano, uma certeza nós sempre temos: vai ser arrebatador acompanhar uma narrativa pela visão da Chris, e neste novo romance não poderia ser diferente.


2 ) “Todo o Tempo do Mundo”- Maurício Gomyde

E se você um dia descobrisse que viaja ao passado toda vez em que fica muito feliz? E que vai ao futuro toda vez em que fica muito triste? Pois isso é o que acontece com Vitor Pickett.
Tudo começou na noite em que ele beijou Amanda, e Vitor nunca teve chance de descobrir se aquilo é dádiva ou maldição, porque, ao fim daquela festa, Amanda foi embora para outro canto do mundo, para nunca mais voltar.
Vinte anos depois, ele é um recluso dono de vinícola numa cidadezinha do Sul do Brasil, e acha que ela morreu num atentado; Ela, entretanto, é casada e gerente da livraria mais bonita do mundo, em Buenos Aires.
Mas um reencontro inesperado poderá mudar tudo. Vitor entenderá por que viaja no tempo? Amanda revelará que não é quem ele sempre imaginou? Aquele amor renascido será mais poderoso do que tudo que os separa? 
As respostas dependerão de Vitor subverter a lógica insana de seu corpo e conseguir alterar um fato do passado. Porque, se é verdade que quando a primeira lágrima desce do olho esquerdo, o choro é de tristeza, e quando desce do direito o choro é de felicidade, aquele poderá ser o sinal mais poderoso de suas vidas…

Eu sou apaixonada pelos romances do Maurício Gomyde, ele é um desses escritores que te prendem desde a primeira página e te deixam completamente viciada na história. Nunca é apenas um romance, suas histórias sempre têm um background super rico, com personagens tremendamente reais e verdadeiros. Tudo acontece por um motivo e os encontros e desencontros desse livro quase me levaram a loucura.



3 ) “Carta aos Astros”- Ray Tavares

Aos 21 anos, todos estamos perdidos, mas Diego Neves acredita ser o mais perdido de todos. Preso a um curso de graduação pelo qual não se interessa, sem sucesso na carreira que gostaria de seguir e perdidamente apaixonado pela melhor amiga, ele não sabe exatamente como foi que a sua vida ficou tão complicada. Incapaz de conseguir desfazer o nó que ele próprio formou na cabeça, Diego decide escrever uma carta para cada mulher que passou pela sua vida, redimindo-se de todo mal que um dia já causou. Coincidentemente (ou não), cada garota possui um signo diferente. E ele vai descobrir o que exatamente a astrologia lhe reserva.

Esse aqui eu li a maior parte em março, pelo Wattpad, mas como só foi finalizado no final de abril, acabei por ler a última página só agora, então ele vai entrar como leitura neste mês pra eu não me sentir tão inútil sobre as minhas leituras. Gente, essa história é um spin-off de “Os 12 Signos de Valentina” e é incrível demais! Li a maior parte dele (os 38 capítulos disponíveis naquele momento) em uma sentada, é tão incrível que eu não quis levantar pra comer até chegar ao final! Agora ele já está completinho lá no Wattpad, e vocês podem acompanhar por esse link 😀


Enfim, eu tenho o pressentimento de que talvez o mês de maio vá ser tão fraco em leituras quanto foi o de abril, primeiro por que sigo encalhada no mesmo livro e segundo por que estou viajando e a leitura têm sido a ultima das minhas preocupações, mas espero que pelo menos a parte da escrita receba uma atenção mais especial 😀

E vocês, pessoal? O que andam lendo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s