O Projeto 2019

Eu Mesma

Desde o começo deste ano eu venho comentando com vocês, em alguns posts aqui no blog, sobre meu Planejamento 2019, sobre um projeto pessoal que fiz pra mim mesma neste ano, e prometendo dividir com todo mundo as minhas pretensões para o ano da virada.

Acontece que 2019 está correndo tão rápido quanto o próprio Flash! Eu pisquei e o primeiro semestre – o SEMESTRE, SEIS FUCKING MESES – já haviam se passado e eu nunca vim aqui conversar sobre o meu projeto… ou mesmo avancei muito nele.

Decidi que o primeiro passo pra botar todas essas coisas em prática (além de ter escrito elas no meu caderninho, no começo do ano) seria dividi-las aqui, assim eu teria gente me cobrando (ou não, realmente não sei se vocês se importam a esse ponto), ou pelo menos teria algo público cobrando minhas promessas a mim mesma.

Sempre achei que as promessas que nos fazemos são as mais importantes que podemos fazer. E as mais difíceis de cumprir também. Temos uma tendência absurda a nos colocarmos sempre em segundo lugar… é mais fácil cumprir um acordo com uma outra pessoa do que com a gente mesmo. E é por isso que vou colocar minhas promessas aqui, assim sinto que elas são de todo mundo também.

O meu objetivo, quando pensei nesse Projeto, era ter uma espécie de Resolução de Ano Novo 2.0, mas eu não queria colocar ali coisas como “entrar na academia”, “perder 5kg” ou qualquer das promessas de Ano Novo que fazemos e nunca cumprimos.

Eu queria alguns objetivos que iriam guiar a minha vida nos próximos anos e fazer de mim uma pessoa melhor. A melhor versão de mim mesma. Incluindo, por que não, começar a colocar em prática alguns dos meus sonhos.

O erro do jovem hoje em dia é ficar esperando a vida começar, sem nunca de fato fazer algo a respeito disso. A nossa vida já começou, nada de espetacular vai acontecer nela a não ser que façamos algo a respeito. E eu passei tempo demais deixando pra amanhã o que poderia fazer hoje. Por esse motivo, lá no final de 2018 decidi que 2019 seria o ANO DA VIRADA!

Mesmo com todos os desastres acontecidos no ano passado (alô, eleições 2018), este ano seria melhor. Não só por que meu Mapa Astral me disse isso (alô, Retorno de Saturno), mas também por que eu finalmente decidi fazer com que fosse melhor.

Antes de dividir com vocês a minha listinha, que nem é tão desafiadora assim, mas se baseia em cuidar de mim e de tudo o que eu amo, preciso salientar que uma parte dessas Resoluções 2.0 também foram inspiradas pelo meu atual emprego.

Hoje em dia sou Analista de Marketing numa empresa de tecnologia e inovação chamada Foursys. Aqui tem uma coisa muito legal chamada “Desafios Pessoais”. Todo ano eles pedem que cada funcionário eleja um Desafio Pessoal para ser cumprido, em data estipulada pelo próprio colaborador. Pode ser qualquer coisa, desde que te desafie pessoalmente (acho que isso ficou claro).

No meu primeiro ano aqui meu desafio era este Blog. Fui a primeira ganhadora dos Desafios Pessoais da Foursys e como prêmio recebi uma ajudinha financeira para custear minha CCXP 2018. Este ano meu Desafio Pessoal é escrever um livro e publicá-lo na Amazon.

Se vocês viram o primeiro post desse blog, sabem que minha grande paixão é escrever. Eu escrevia histórias antes mesmo de saber que estava escrevendo histórias. Eu já escrevia inclusive antes de descobrir o meu amor pela leitura. O meu grande problema na vida sempre foi ser uma ariana hiperativa, que nunca teve a paciência de terminar de escrever qualquer coisa que tenha começado.

Entretanto, mesmo a empresa onde trabalho sendo super legal, eu já percebi que esse não é o meu caminho. Essa coisa com Marketing e Publicidade já está me matando aos poucos (e eu não tenho nem 30 anos ) e sou infeliz pra caralho fazendo essa merda. Foi por isso que resolvi fazer desse Desafio Pessoal o incio de outra coisa. Resolvi dar aquele passo importante pra alcançar os sonhos e fazer aquilo que eu amo.

Então eu vou escrever um livro e, se Deus quiser, vou escrever mais um bocado depois deste. E a maior parte do meu Projeto 2019 gira em torno disso (salvo algumas outras coisas para cuidar de mim). E em torno desse bloguinho também, que amo de paixão. A principio algumas coisas podem nem parecer ter alguma relação com isso, mas acreditem, elas têm!

Por isso, finalmente, depois de muitos parágrafos de ladainha, se você chegou até aqui, merece ler essa singela listinha de Resoluções para 2019:

  1. Publicar um livro na Amazon!
  2. Manter e expandir meu Blog;
  3. Escrever diariamente:
    1. Pelo menos uma página do livro por dia;
    2. Pelo menos um post no Blog por semana;
  4. Planejar um canal no Youtube para o Blog;
  5. Alimentar as Redes Sociais:
    1. Instagram: Blog e Pessoal (diariamente);
    2. Facebook: Blog (semanalmente);
    3. IGTV (semanalmente);
  6. Ler diariamente;
  7. Ver séries diariamente;
  8. Assistir filmes semanalmente;
  9. Assistir musicais e espetáculos de teatro mensalmente;
  10. Estudar Planejamento Financeiro:
    1. Começar a investir;
  11. Vender o carro;
  12. Fazer uma limpeza geral:
    1. Vender coisas novas que não estou usando;
    2. Separar roupas e calçados para doação;
  13. Viagem para Nova York:
    1. Comprar celular novo;
    2. Comprar notebook;
    3. Comprar câmera;
  14. Começar a planejar a saída da casa dos meus pais;
  15. Procurar cursos:
    1. Fotografia;
    2. Captura de Vídeo;
    3. Edição de Vídeo;
    4. Roteiro;
    5. Escrita Criativa;
  16. Pensar em novas faculdades:
    1. Produção Audiovisual;
    2. Cinema;
  17. Intercâmbio?
  18. Ser voluntária em alguma causa social;
  19. Manter uma rotina de cuidados comigo mesma:
    1. Cuidados com a pele diariamente;
    2. Cronograma Capilar semanalmente;
    3. Manicure semanalmente;
    4. Pedicure mensalmente;
    5. Sobrancelhas mensalmente;
    6. Depilação mensalmente;
  20. Encontrar um esporte:
    1. Natação?
    2. Pilates?

Não preciso nem dizer que estou falhando miseravelmente em vários destes itens, não é mesmo? Mas ainda tenho mais seis meses pra fazer essa listinha acontecer!

Uma coisa interessante é que fiz esse “guia” no começo do ano e alguns dos objetivos já não me parecem tão urgentes, tais como: vender meu carro e sair da casa dos meus pais. Mas quis deixa-los ai pra ser fiel à minha visão do Projeto 2019 original e também para não esquecê-los como objetivos… posso já não querer mais fazer isso agora, mas não quer dizer que não sejam metas pros próximos anos.

O mesmo vale pra algumas coisas que talvez não saiam do papel ainda em 2019… nada vai impedir de saírem em 2020, ou até depois. O importante é não perder os sonhos de vista e trabalhar pra eles, por que se a gente seguir em frente uma hora a coisa sai!

Prometo fazer um balanço no inicio de 2020 e contar pra vocês o que saiu do papel e o que ainda não saiu. E também prometo deixar vocês saberem quando meu livro estiver pronto 😉

Mas agora gostaria de saber: vocês costumam fazer listas com metas e objetivos? Isso ajuda/facilita seus planos e sonhos a virarem realidade?

Me contem aqui nos comentários ♥

12 comentários sobre “O Projeto 2019

  1. Caraca tu lista é enorme… eu consegui realizar alguma coisa, mesmo pouca coisa, quando baixei minhas expectativas… desculpe-me a sinceridade, mas me vi diante de alguns/mas de meus/minhas alunos/as adolescentes que criam expectativas em demasia e vivem se auto-decepcionando.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Realmente, as expectativas são as nossas maiores inimigas! Através dos anos eu aprendi a baixar as minhas e acabei sendo bem mais feliz… mas acho importante a gente colocar alguns objetivos em mente, pra não ficar perdido e sem caminho, é incrivel sonhar, só não podemos nos esquecer de colocar os pés no chão e seguir acreditando em nós mesmos 🙌

      Curtido por 1 pessoa

    1. Nossa, vc não sabe o quanto fiquei feliz com o seu comentário! Obrigada por ler meu post ♥

      Sabe que minha astróloga sempre diz que as maiores mudanças na nossa vida acontecem ali no Retorno de Saturno mesmo, parece que é quando a vida vem cobrar as coisas que fizemos a respeito da nossa missão e tal…

      Curtido por 1 pessoa

  2. Que lista maravilhosa de linda, Pam! Conte com esta leitora para o seu livro! Hahahaha o q vc falou sobre nossa vida já estar acontecendo bateu forte aqui; sabe o meme do Faustão? Foi bem desse jeito. Acredito que ter coragem é o mais importante (arianas que o digam), mas foco é o que nos levará até o final (e esse é exercício mental diário).

    Ansiosa para acompanhar suas conquistas! Espero q o post de 2020 tenha um saldo positivo!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Bateu muito forte aqui também a percepção de que já tenho quase 30 anos e ainda não fiz nada do que queria fazer… nem nada pra chegar perto disso, sabe? As vezes a gente realmente fica esperando a vida acontecer, esperando os sonhos caírem do céu e infelizmente não vivemos num filme né, temos que correr atrás e antes tarde do que nunca!

      Obrigada pelo apoio, linds! É difícil, mas a gente vai assim mesmo e com os amigos do lado, incentivando, as coisas ficam mais fáceis ♥

      Curtido por 1 pessoa

  3. YAYYYYY! Feliz de estar lendo essa lista e já ver várias coisas que voce tem trabalhado! #proudcousin
    Continua assim e vc vai chegar lá! Eu também adoro me planejar e fazer listas e sonhar e ter várias coisas que muitas pessoas acham que é impossível mas ter realizado tantas coisas que eu pensei que nunca teria feito!
    Love you.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Só de já ter colocado algumas coisas da lista em prática já me da um super orgulho, pq antes eu achava que não ia conseguir fazer nem isso! É por isso que não vou me chatear mto se não cumprir com tudo, o importante é que tá no papel, tá ali reconhecido como objetivo e eu tô trabalhando pra colocar em prática 😀 o mais importante é acreditarmos em nós mesmos, pq se não fizermos isso quem vai fazer?

      Curtir

  4. Oies! Nossa eu adoro fazer essas listas e a cada item cumprido eu fico tão feliz e me dá forças para buscar os próximos Claro que nem sem sempre consigo fazer tudo, já teve vezes que não cheguei a cumprir metade, mas acredito que ter uma lista assim ajuda a manter o foco e não se perder, a determinar o que é prioridade e até mesmo repensar alguns planos. Enfim, rs Vai com tudo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s